Chamada para envio de artigos para o Dossiê ‘’Uma tríade reflexiva: ausência, presença e desaparecimento como abordagens historiográficas’’

2023-05-19

A revista História da Historiografia informa que está aberta a chamada para envio de artigos originais e de revisão para o dossiê ‘’Uma tríade reflexiva: ausência, presença e desaparecimento como abordagens historiográficas’’, organizado por Mariana Imaz Sheinbaum (UNAM) e Daniel Medel Barragán (COLMEX). O período de recebimento de artigos termina em 10 de junho de 2024, com previsão de publicação no nº. 42, em 2024.

 

Os conceitos de presença, desaparecimento e ausência permitem abrir uma questão profunda sobre sua utilidade nas discussões historiográficas. Por um lado, esses conceitos nos impulsionam a nos perguntar sobre o status metafísico do passado: Onde está o passado? Está ausente, presente, ausente? Podemos encontrá-lo com nossos dispositivos analíticos e conceituais? Da mesma forma, esses conceitos também nos permitem questionar os mecanismos de produção de sentido(s) sobre o passado – como nossa concepção do passado muda quando damos a palavra àqueles que nunca a tiveram? O que recuperamos quando apresentamos ausências históricas recorrentes? Como a reinterpretação do passado nos permite utilizar novos conceitos que tornam visível o silêncio?

Nesse sentido, buscamos abrir espaço para a conversa e problematizar os conceitos de ausência, presença e/ou desaparecimento de nossa relação com os atores, histórias e materialidades passadas. Da mesma forma, os conceitos de ausência, desaparecimento e presença nos convidam a questionar a estreita relação entre as responsabilidades políticas e éticas dos historiadores com suas operações historiográficas. Falar sobre a ausência, presença e desaparecimento de vozes e atores na história torna-se central para entender não apenas quais histórias contamos, mas para quem as contamos.

 

O envio dos artigos deve seguir as normas que estão apresentadas na aba ‘’Submissões’’. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: historiadahistoriografia@hotmail.com.