Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaro que o artigo submetido é de minha autoria.
  • Atesto que o artigo submetido é original e não está sendo avaliado por outra revista. Caso o artigo seja derivado de material contido em tese ou dissertação, confirmo que ele apresenta avanço substancial, principalmente na seção conclusão.
  • Confirmo que o texto enviado está em formato .doc ou .docx, compatível com Word, e que estou seguindo todas as orientações presentes nas Diretrizes para autores.
  • Confirmo que tenho número ORCID .
  • Estou ciente que as palavras-chave devem ser retiradas da lista de palavras-chave da revista.

Diretrizes para Autores

Tipos de documentos aceitos

 

O periódico História da Historiografia aceita dois tipos de artigos: originais e de revisão. Além disso, aceita avaliar textos previamente divulgados em plataformas de preprint.

 

Artigo original, inédito

Um artigo original é um relato em primeira mão dos resultados finais ou parciais de uma pesquisa, estudo ou reflexão. Nele são descritos, por exemplo,  as hipóteses, problemas ou questões que guiaram o trabalho, os métodos adotados, os resultados encontrados ou as conclusões e interpretações elaboradas, entre outras informações. 

 

Artigo de revisão, inédito

O artigo de revisão fornece uma síntese abrangente do estado da arte sobre um determinado tema, identifica lacunas nas pesquisas atuais e sugere tendências. Os temas devem estar de acordo com o escopo do periódico.

 

Preprints 

É uma pré-publicação, um artigo disponível em plataforma digital, que ainda não foi avaliado por pares nem publicado. A revista não disponibiliza preprints, mas aceita sua submissão. Será encaminhado para a avaliação antes da publicação. Esta avaliação deverá ser aberta ou parcialmente aberta, conforme decisão do(a) autor(a) e dos(as) pareceristas. 

Servidores de pré-publicação aceitos: 

SciELO Preprints 

SocArXic 

Zenodo 

Arvix/SocArXiv

Contribuição dos Autores

Devem ser incluídos como autores somente aqueles que tenham contribuído substancialmente na concepção, no planejamento, na análise dos dados, na redação do artigo e que se responsabilizem quanto às informações presentes em sua versão final. Todas as condições devem ser cumpridas para a atribuição de autoria.

Sempre que um artigo possuir mais de um autor, será necessário especificar a contribuição de cada um deles através do padrão Contributor Roles Taxonomy (CRediT).

Além disso, os autores não podem ter mais que um artigo em processo de avaliação na revista, assim como devem respeitar o intervalo mínimo de dois anos entre a publicação de um artigo e a submissão de outro para avaliação.

Não é permitido, sob hipótese nenhuma, a mudança na autoria de artigo após a sua aprovação para publicação.

Preparação do Manuscrito 

Recebemos artigos originais e artigos de revisão. Os textos devem estar de acordo com o foco e escopo do periódico (ver Foco e escopo).

  • Título;
  • Título inglês;
  • Resumo;
  • Palavras-chave em português e inglês;
  • Nome dos autores (quando sobrenome composto criar identificação clara [caixa alta]);
  • Nome do(a) autor(a) ou autores(as) com vínculo institucional completo;
  • ORCID dos(as) autores(as);
  • E-mail do(a) autor(a) de contato;
  • Informar sobre financiamento dos artigos;
  • Registro de DOI;
  • Idioma dos artigos;
  • Comprimento dos manuscritos (considerar espaçamento);
  • Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional.

Condições para submissão

História da Historiografia publica artigos originais e artigos de revisão. Aceita submissões em português, inglês e espanhol. 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Declaro que o artigo submetido é de minha autoria.
  • Atesto que o artigo submetido é original e não está sendo avaliado por outra revista. 
  • Informo que o artigo  submetido é / não é um preprint.
  • Caso o artigo seja derivado de material contido em tese ou dissertação, confirmo que ele apresenta avanço substancial, principalmente na seção conclusão.
  • Confirmo que o texto enviado está em formato .doc ou .docx, compatível com Word, e que estou seguindo todas as orientações presentes nas Diretrizes para autores.
  • Confirmo que tenho número ORCID .
  • Estou ciente que as palavras-chave devem ser retiradas da lista de palavras-chave da revista, sendo possível sugerir aos editores a inclusão de novas palavras-chave.
  • Estou ciente de que, no caso de envio de um artigo preprint, a avaliação não poderá ser duplo-cega.

Para submeter um artigo à História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography é necessário ter um registro na página da revista e fazer o login no sistema. Não há exigência quanto a uma titulação mínima  do(a) autor(a) para a submissão de artigos. 

Informações sobre a submissão

No momento da submissão, é obrigatório o envio de três itens:

  1. uma versão do artigo sem nenhuma identificação;
  2. uma versão do artigo no modelo de submissão, contendo os dados da autoria;
  3. a declaração de conformidade com a ciência aberta preenchida e assinada.

O processo de avaliação dos manuscritos leva, em média, de 3 a 4 meses e só pode ser iniciado quando os três documentos exigidos estiverem anexados.

Normas de apresentação dos manuscritos

  1. Os artigos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês. Artigos em outro idioma poderão ser submetidos mediante consulta.
  2. A contribuição deve ser original e inédita, não estar sendo avaliada por outra publicação e não ter indicação de autoria. O(A) autor(a) deve excluir todas as informações do arquivo que possam identificá-los como tal.
  3. No ato da submissão, é indispensável indicar se o artigo deve ser avaliado para algum dossiê temático ou para a seção livre. 
  4. Os manuscritos submetidos devem conter entre 25 mil caracteres com espaços (20 laudas) e 40 mil caracteres com espaço (32 laudas), incluindo notas e referências bibliográficas.
  5. As colaborações devem ser enviadas em Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 e com margens de 3 cm. As citações com mais de três linhas devem ser recuadas da margem esquerda (1,5 cm), sem aspas, em corpo 11 e espaçamento simples.
  6. Deve apresentar um resumo (de 700 a 1.050 caracteres com espaço) e três palavras-chave, ambos seguidos de traduções para língua inglesa. A quantidade máxima de caracteres não inclui os dados do autor solicitados no template de submissão.
  7. As palavras-chave devem ser retiradas do banco de palavras-chave elaborado pelos(as) editores(as) da revista, sendo possível sugerir a inclusão de novas palavras aos(às) editores(as).
  8. O financiamento da pesquisa deve ser indicado de forma detalhada no campo informações sobre o artigo presente no template padrão da revista.
  9. Recomenda-se que o(a) autor(a) divida o artigo em seções, que devem consistir em títulos explicativos, em negrito e com maiúscula apenas no início (ou, se nele houver, substantivo próprio). Em hipótese alguma será aceita a divisão de seções por algarismo.
  10. As notas de rodapé devem ser de caráter estritamente explicativo, com o tamanho máximo de 260 caracteres com espaço cada uma e restritas ao máximo de 12 notas por artigo. Caso um número maior de notas seja essencial para a compreensão do argumento do artigo, o autor deve entrar em contato com a secretaria que avaliará o pedido. Quando for realizada a tradução de uma citação, o texto original não deve ser inserido como nota.
  11. As referências devem vir em corpo de texto no seguinte formato: (Abreu, 2005, p. 36). Em caso de dúvidas, favor consultar a ABNT NBR 10520 (2023).
  12. A referência a textos clássicos também deve ser feita no corpo do texto, com indicações do nome do autor, da primeira palavra do título da obra (em itálico) e da seção e/ou as linhas citadas, tal como nos seguintes exemplos: Aristóteles, Poética VII; Tucídides, História IV, 49. A referência completa à obra citada deve aparecer ao final do texto, nas referências.  
  13. Somente deve ser listado nas referências material citado no texto. Os autores não devem utilizar siglas para identificar obras, pois este procedimento compromete o processo automatizado de identificação das referências. Todas as submissões realizadas deverão utilizar as normas da ABNT NBR 10520: 2023. Disponibilizamos exemplos dos principais tipos de documentos, a eles devem ser acrescidos os dados de consulta em caso de publicação eletrônica.
  14. Não há limite mínimo ou máximo para tabelas, quadros, diagramas, fotografias, gráficos e ilustrações. Todas as figuras devem ser numeradas, possuírem título, com apenas as iniciais do título em maiúsculas, e indicação de autoria, conforme as normas da ABNT NBR 10520: 2023.  A menção das figuras do texto deve ser realizada entre parênteses (ex. (Figura 1)). Não há uma diretriz específica para o tamanho da imagem, devendo ela ser do tamanho necessário ao desenvolvimento do argumento apresentado ao longo do artigo. Solicitamos ainda que o material seja enviado, preferencialmente, em formato PNG, para garantir a qualidade de resolução das imagens.
  15. Todos os textos deverão ser apresentados após revisão ortográfica e gramatical.

Ativos Digitais

Não há limite mínimo ou máximo para tabelas, quadros, diagramas, fotografias, gráficos e ilustrações. Todas as figuras devem ser numeradas, possuir título, com apenas a inicial em maiúsculas, e indicação de autoria, conforme as normas da ABNT NBR 10520: 2023.  

A menção das figuras do texto deve ser realizada entre parênteses (ex. (Figura 1)). Não há uma diretriz específica para o tamanho da imagem, devendo ela ser do tamanho necessário ao desenvolvimento do argumento apresentado ao longo do artigo. Solicitamos ainda que o material seja enviado, preferencialmente, em formato PNG, para garantir a qualidade de resolução das imagens.

Citações e Referências

Observações sobre a apresentação das referências:

  1. O In, utilizado na apresentação de capítulos de livros, é em itálico;
  2. Sempre que utilizar uma referência consultada on-line, deve-se inserir a URL na parte ‘Disponível em:’ e ‘Acesso em:’.
  3. URL de material disponível on-line deve ser encurtada. Recomenda-se o encurtador https://bitly.com.
  4. A ABNT NBR 10520:2023 não utiliza mais “______.“ Portanto, o nome do autor deve ser repetido.
  5. Não deve ser utilizado aspas (simples ou duplas) em títulos de livros, capítulos ou artigos a menos que o título tenha, efetivamente, este símbolo.
  6. Caso o tipo de documento que você queria citar não esteja listado acima, pedimos que consulte a ABNT NBR 10520:2023, caso a dúvida persistir, entre em contato com a secretaria da revista historiadahistoriografia@hotmail.com.

Sobre as referências (exemplos)

Livro autoral

Estrutura: SOBRENOME, Nome. Título da obra em negrito: subtítulo sem negrito. Tradução de Nome do tradutor. Cidade: Editora, Ano.

Exemplo: KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Patrícia Maas; Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2006. 

E-book

Estrutura: SOBRENOME, Nome. Título da obra em negrito: subtítulo sem negrito. Cidade: Editora, Ano. E-book. Disponível em: URL do site. Acesso em: Dia mês (abreviado) ano.

Exemplo: BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

Capítulo de livro

Estrutura: SOBRENOME, Nome (org.). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título da obra em negrito: subtítulo sem negrito. Cidade: Editora, Ano. p. pp-pp.

Exemplo: RICOEUR, Paul. Fase Documental: a Memória Arquivada. In: RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. p. 155–192. 

Coletânea

Estrutura: SOBRENOME, Nome (org.). Título da obra em negrito: subtítulo sem negrito. Cidade: Editora, Ano.

Exemplo: CARDOSO, Ciro Flamarion; MALERBA, Jurandir (org.). Representações: contribuições a um debate transdisciplinar. Campinas: Papirus, 2000.

Artigo em periódico

Estrutura: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico: subtítulo sem negrito, Cidade, v. X, n. Y, p. pp-pp, meses abreviados (se houver) Ano.

Exemplo: RIGOLOT, François. The Renaissance Crisis of Exemplarity. Journal of the History of Ideas, Philadelphia, v. 59, n. 4, p. 557-563, 1998.

Texto disponível na internet

Estrutura: SOBRENOME, Nome. Título do texto. Nome do Site, dia, mês (abreviado), Ano. Disponível em: URL do site. Acesso em: Dia mês (abreviado) ano.

Exemplo: BENTIVOGLIO, Julio. Precisamos falar sobre o currículo de História. Café História, 15, maio, 2017. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/curriculo-de-historia/. Acesso em: 18 abr. 2018.

Texto completo publicado em anais de evento

Estrutura: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO (EM MAIÚSCULO), número do evento, ano, cidade. Anais[...]. Cidade: Editora, ano, p. pp-pp.

Exemplo: ARAÚJO, Rodrigo Cardoso Soares de. O polêmico Corsário, um pasquim da Corte Imperial (1880-1883). In: SEMINÁRIO DIMENSÕES DA POLÍTICA NA HISTÓRIA: ESTADO, NAÇÃO, IMPÉRIO, I, 2007, Juiz de Fora. Anais[...]. Juiz de Fora: Clio Edições, 2007, p. 500-501.

Dissertação ou tese

Estrutura: SOBRENOME, Nome. Título da tese em negrito: subtítulo sem negrito. Ano. Tese/Dissertação (Grau em Área do programa) - Nome do Programa, Universidade, Cidade, Ano.

Exemplo: RIBEIRO, Tatiana O. A apódexis herodotiana: um modo de dizer o passado. 2009. Tese (Doutorado em Letras Clássicas) - Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

Matéria de jornal

Estrutura: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do Jornal, Cidade, dia mês (abreviado) Ano. Caderno p. pp-pp.

Exemplo: GLEISER, Marcelo. Newton, Einstein e Deus. Folha de S.Paulo, São Paulo, 13 jun. 2010. Ilustrada, p. A23.

Documento depositado em arquivo

Exemplo com autoria: ARANHA, Luís de Freitas Vale. Carta a José Pinto. Arquivo Pedro Ernesto Batista, série Correspondência; PEB c 1935.01.15 (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Rio de Janeiro). 15 jan. 1935.

Exemplo sem autoria: TERMO de obrigação que fazem Manuel Francisco Villar e Antonio Freire de Ocanha. Códice 296, f.108 (Arquivo Histórico Ultramarino, Lisboa). 2 mar. 1696.

Sempre que possível, forneça todos os dados para a localização do documento no arquivo, tais como título do fundo ou da coleção, série, subsérie, notação (código do conjunto), instituição de guarda, local (entre parênteses), data do documento.

No caso de referências a conjuntos ou itens em posse de pessoa física, registra-se: Acervo pessoal de.

Idiomas

A HH publica artigos multilíngues (português, inglês e espanhol), ou seja, realiza a publicação simultânea de um mesmo artigo em mais de um idioma. De forma a garantir a qualidade das versões, fornecemos, mediante solicitação, sugestão de tradutores e revisores de comprovada habilidade técnica. Contudo, caso tenha profissional de sua confiança para realizar a versão, pedimos que entre em contato com a revista para solicitar a análise de sua incorporação à lista de profissionais habilitados. Todos os custos decorrentes do serviço são de encargo dos autores, exceto quando houver convite por parte dos editores para a publicação multilíngue. 

Artigo original

Um artigo original é o relatório de um estudo escrito pelos pesquisadores envolvidos na pesquisa. Nele são descritos, por exemplo, os métodos adotados, os resultados encontrados, as hipóteses que guiaram o estudo, entre outras informações. Recebemos artigos originais sobre temas relacionados com os campos da história da historiografia, teoria e metodologia da história, filosofia especulativa da história, teorias históricas, filosofia do tempo, além de áreas afins. No ato da submissão, é indispensável indicar se o artigo deve ser avaliado para algum dossiê temático ou para a seção livre. Os manuscritos submetidos devem conter entre 28.000 e 70.000 caracteres com espaço, incluindo-se as notas e as referências bibliográficas.

Artigo de revisão

O artigo de revisão fornece uma síntese abrangente do estado da arte sobre um determinado tema, identifica lacunas nas pesquisas atuais e sugere tendências. Recebemos artigos de revisão de literatura originais sobre temas relacionados com os campos da história da historiografia, teoria e metodologia da história, filosofia especulativa da história, teorias históricas, filosofia do tempo, além de áreas afins. No ato da submissão, é indispensável indicar se o artigo deve ser avaliado para algum dossiê temático ou para a seção livre. Os manuscritos submetidos devem conter entre 28 mil e 70 mil caracteres com espaço, incluindo notas e referências bibliográficas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.