O Quattrocento florentino e a historiografia da arte em Aby Warburg

Autores

  • Serzenando Alves Vieira Neto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v11i28.1302

Palavras-chave:

Historiografia alemã, Renascimento, Florença

Resumo

A obra de Aby Warburg (1866–1929), dedicada, sobretudo, ao grande tema da sobrevivência da tradição clássica no Renascimento europeu, vem ganhando notoriedade nas últimas décadas, inclusive no Brasil. Este artigo busca uma imersão na obra desse historiador, circunscrevendo-se, em especial, à tese sobre Botticelli e a alguns estudos sucessivos sobre o tema do Quattrocento florentino. Apresenta-se uma leitura orientada por um esforço de contextualização, em que se almeja identificar suas principais referências historiográficas, a demonstrar sua latente interlocução com a historiografia da arte produzida no mundo de língua alemã. Nesse sentido, sustenta-se a tese de que Warburg colocou-se nitidamente alinhado à tradição de “história da arte como história da cultura”, presente na obra de autores como Jacob Burckhardt, Anton Springer e Hubert Janitschek.

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Biografia do Autor

Serzenando Alves Vieira Neto, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em história da arte pelo PPG-História da Universidade Estadual de Campinas, com orientação do Prof. Dr. Luiz Cesar Marques Filho.

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Publicado

2018-12-08

Como Citar

VIEIRA NETO, S. A. O Quattrocento florentino e a historiografia da arte em Aby Warburg. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 11, n. 28, 2018. DOI: 10.15848/hh.v11i28.1302. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/1302. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo