A história de uma história
terrorismo extraterrestre a favor do governo, Brasil 1968
DOI:
https://doi.org/10.15848/hh.v12i31.1472Palavras-chave:
Ditadura militar, Idéias políticas, Narrativa historiográficaResumo
Resumo: Este artigo tem como tema os documentos, relatórios militares e noticiários sobre um grupo terrorista liderado pelo ufólogo Aladino Félix, responsável por vários atentados no ano de 1968. Há fortes indícios de que esse grupo era conhecido e até contava com apoio de altas autoridades do governo. Isso tendo em vista as pressões internas à Ditadura Militar, visando ao “fechamento” do regime – que desaguaria na decretação do AI-5. A questão central, aqui, é sobre as relações entre terror, terrorismo e política. Com implicações nos temas da racionalidade, dos afetos, dos desejos e das desrazões na vida política. Dado o aspecto insólito do caso estudado, optou-se por uma forma narrativa heterodoxa, em que a autoria do historiador do artigo é dividida em distintas vozes narrativas: a do historicista, a do niilista e a do bestializado. A estratégia narrativa deste texto é inspirada no filme O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla.
Downloads
Referências
ARGOLO, José A.; RIBEIRO, Kátia; FORTUNATO, Luiz Alberto M. A direita explosiva no Brasil. A história do Grupo Secreto que aterrorizou o País com suas ações, atentados e conspirações. Rio de Janeiro: Mauad, 1996.
BORRADORI, Giovanna. La filosofia en una época de terror. Diálogos con Jurgen Habermas e Jacques Derrida. Madrid: Santillana Ediciones Generales, 2003.
CANCELLI, Elizabeh. O Brasil na Guerra Fria Cultural. São Paulo: Intermeios/USP-PPGHS, 2017.
CARDOSO, Irene. O arbítrio transfigurado em lei e a tortura política. In: FREIRE, Alípio; ALMADA, Izaías; GRANVILLE PONCE, J. A (Orgs.). Tiradentes, um presídio da ditadura. Memórias de presos políticos. São Paulo: Scipione, 1997, p. 471-483.
DECKES, Flávio. Radiografia do terrorismo no Brasil. 66/80. São Paulo: Ícone, 1985.
DINOTOS, Sábado. A antiguidade dos discos voadores. São Paulo: Edição do autor, 1967.
DINOTOS, Sábado. As centúrias de Nostradamus. São Paulo: Edição do autor, 1965.
FARIA, Daniel. Sob o signo da suspeita. As loucuras do poder ditatorial. Antíteses, v. 8, n. 15 esp., p. 221-240, nov. 2015.
GUILHOT, Nicolas. The democracuy makers. Human rights and the politics of global order. New York: Columbia Univeristy Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.7312/guil13124
JABLONKA, Ivan. La historia es una literatura contemporanea. Manifiesto por las ciencias sociales. Buenos Aires: Fondo de cultura economica, 2016.
MCCLINTOCK, Michael. Instruments of statecraft. U. S. Guerrilla Warfare, Counter-Insurgency, and Counter-terrorism, 1940-1990. New York; Pantheon Books, 1992.
PORTELLA, General Jayme. A revolução e o governo Costa e Silva. Rio de Janeiro: Guavira Editores, 1979.
QUADROS, Vasconcelos. Atentados de direita fomentaram AI-5. Disponível em: https://apublica.org/2018/10/atentados-de-direita-fomentaram-ai-5/. Acesso em: 1º nov. 2019.
SANTOS, Rodolpho Gauthier Cardoso dos. A invenção dos discos voadores. Guerra Fria, imprensa e ciência no Brasil (1947-1958). São Paulo: Alameda, 2015.
SCHRAMM, João Francisco. A Força Aérea Brasileira e a investigação acerca de objetos aéreos não identificados (1969-1986): segredos, tecnologias e guerras não convencionais. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
SGANZERLA, Rogério. O Bandido da Luz Vermelha Argumento e roteiro de Rogério Sganzerla. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008.
SUENAGA, Cláudio. A Dialética Do Real e do Imaginário: Uma Proposta de Interpretação do Fenômeno OVNI. 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual Paulista, Assis, 1999.
XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. Cinema Novo. Tropicalismo. Cinema Marginal. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de manuscrito para a revista garante aos seus autores a manutenção dos direitos autorais sobre o mesmo e autoria que a revista realize a primeira publicação do texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.