Entre azagaias, carroças e espingardas: a escrita do passado sul-africano em George McCall Theal (1837-1919)

Palavras-chave: África, História da historiografia, Historiografia do século XIX

Resumo

Apesar da fragmentação territorial que marcava a África do Sul na segunda metade do século XIX, esse período foi demarcado por significativas publicações que intencionavam fornecer coesão e unidade especialmente em tratados histórico-geográficos. O artigo versa a respeito da escrita do passado sul-africano do historiador George McCall Theal, com ênfase nas suas interpretações dos deslocamentos étnicos gerados a partir do Great Trek (1835-1846), período de migrações internas dos bôeres rumo ao interior do subcontinente, e do mfecane (c.1815-1835), termo associado ao expansionismo militar dos zulus na mesma região. A ênfase incide sobre as obras The History of the Emigrant Boers in South Africa (1888) e Progress of South Africa in the Century (1901). Publicadas em um período de intensas animosidades interétnicas ao sul da África, visavam fornecer uma versão coesiva do passado sul-africano, culpando os zulus pelo esvaziamento populacional nas décadas de 1820-1830 e legitimando as aspirações coloniais ao uso e posse de terras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evander Ruthieri da Silva, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná, com período de estágio em pesquisa (doutorado-sanduíche) na University of Exeter (Reino Unido). Professor colaborador no Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Publicado
2019-12-22
Como Citar
DA SILVA, E. R. Entre azagaias, carroças e espingardas: a escrita do passado sul-africano em George McCall Theal (1837-1919). História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, v. 12, n. 31, p. 268-302, 22 dez. 2019.
Seção
Artigo