Tradução, autoconsagração e o efeito editorial na difusão da Escola de Frankfurt na Argentina através da coleção Estudios Alemanes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v13i32.1505

Palavras-chave:

Historiografia Argentina, História Contemporânea, História Intelectual

Resumo

Este artigo pretende analisar o efeito da operação de enquadramento editorial levada a cabo pela Editora Sur, vinculada à Revista Sur, na circulação do repertório frankfurtiano na Argentina da década de 1960. Ao traduzirem e divulgarem autores como Adorno, Horkheimer e Benjamin, a partir de sua posição específica no campo cultural argentino, a coleção Estudios Alemanes contribui para que seus autores sejam desvinculados da tradição marxista e alocados em uma categoria mais ampla de “pensamento alemão”. Com isso, a circulação desses autores fica restritra a certo público, já cativo da perspectiva teórica e política da Revista Sur. Neste artigo, descrevo a coleção nos marcos da difusão mais ampla da tradição alemã no campo letrado argentino, atentando para os deslocamentos de prestígio que ela mobiliza e, sobretudo, para a composição de uma “atitude intelectual” que, a despeito do conteúdo dos textos em circulação, condiciona a recepção e ressignificação dos textos frankfurtianos. 

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Biografia do Autor

Alexandra Dias Ferraz Tedesco, UNICAMP

Doutora em História pela UNICAMP (2018), foi professora substituta do Departamento de História da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

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Publicado

2020-04-27

Como Citar

DIAS FERRAZ TEDESCO, A. Tradução, autoconsagração e o efeito editorial na difusão da Escola de Frankfurt na Argentina através da coleção Estudios Alemanes . História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 13, n. 32, p. 261–288, 2020. DOI: 10.15848/hh.v13i32.1505. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/1505. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo