Clio no espelho

um estado da arte sobre a história dos cursos superiores de História no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v14i37.1736

Palavras-chave:

Historiografia, Ensino superior, Cursos de História

Resumo

Este artigo se propõe a analisar o estado da arte sobre a história dos cursos superiores de História no Brasil. Listo trabalhos entre os anos 1999 e 2021 e os analiso em termos de: estrutura da narrativa; problemática selecionada; fontes; e referências teórico-metodológicas. Concluo com a importância desses tipos de trabalhos para a memória profissional da área e para a história da historiografia brasileira; e por outro lado, com os desafios dos trabalhos que são: aprofundar o uso e a interrogação sobre fontes pertencentes ao âmbito da sala de aula universitária, além da necessidade de problematizar a narrativa evolucionista originada pela opção que a explicação linear da origem dos cursos ocasiona.

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Biografia do Autor

Aryana Lima Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Aryana Lima Costa possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, currículo, história do ensino de História e estágio supervisionado. É professora no ProfHistória/UERN e coordenadora de área do PIBID/História na UERN. Ganhou o prêmio Manoel Luiz Salgado Guimarães do PPGHIS/UFRJ e menção honrosa no Prêmio Capes pela tese “De um curso d'água a outro: memória e disciplinarização do saber histórico na formação dos primeiros professores no curso de História da USP”, defendida em 2018.

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Publicado

2022-02-18

Como Citar

COSTA, A. L. Clio no espelho: um estado da arte sobre a história dos cursos superiores de História no Brasil. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 14, n. 37, p. 251–281, 2022. DOI: 10.15848/hh.v14i37.1736. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/1736. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo de revisão