Presentificando a natureza: os enunciados descritivos da paisagem nacional como efeitos de presença na escrita da história oitocentista

Autores

  • Eduardo Wright Cardoso Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i8.340

Palavras-chave:

Historiografia brasileira, Escrita da História, Francisco Adolfo de Varnhagen

Resumo

Este artigo investiga a dimensão escriturária da historiografia nacional oitocentista. Com esse fim, selecionei como objeto de pesquisa os procedimentos descritivos inseridos nas obras historiográficas. Essas descrições, acredito, podem ser exploradas como tentativas de presentificação, posto que revelam o anseio de colocar o objeto descrito sob os olhos do leitor. Trata-se de uma estratégia que participa da própria construção do argumento historiográfico. Assim, creio ser válido interpretar esse anseio a partir da epistemologia da produção de presença, tal como a estipulou Hans Ulrich Gumbrecht. Para ilustrar o argumento, valho-me da descrição do Rio de Janeiro elaborada por Francisco Adolfo de Varnhagen e inserida na História geral do Brasil (1854-1857).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Wright Cardoso, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Mestrando do programa de pós-graduação em história da UFOP.

Downloads

Publicado

2012-02-14

Como Citar

CARDOSO, E. W. Presentificando a natureza: os enunciados descritivos da paisagem nacional como efeitos de presença na escrita da história oitocentista. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 5, n. 8, p. 107–125, 2012. DOI: 10.15848/hh.v0i8.340. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/340. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo