A História geral do Brasil, de Francisco Adolfo de Varnhagen: apontamentos sobre o gênero biográfico na escrita da história Oitocentista

Autores

  • Evandro Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i9.366

Palavras-chave:

Biografia, Historiografia, Francisco Adolfo de Varnhagen

Resumo

O artigo analisa, de modo sintético, aspectos da incorporação da biografia na economia do texto da principal obra do diplomata e historiador nascido no Brasil Francisco Adolfo de Varnhagen(1816-1878), qual seja, sua História geral do Brasil, publicada em dois volumes, nos anos de 1854 e 1857. O foco recai sobre a parte final da obra, momento em que o historiador aproxima-se temporalmente dos acontecimentos históricos narrados, o que remete a interferências específicas tanto no que tange à figura do historiador no Oitocentos como ao caráter que definiria o texto de história e sua credibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em História.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

2012-06-23

Como Citar

SANTOS, E. A História geral do Brasil, de Francisco Adolfo de Varnhagen: apontamentos sobre o gênero biográfico na escrita da história Oitocentista. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 5, n. 9, p. 88–105, 2012. DOI: 10.15848/hh.v0i9.366. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/366. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “História e biografia: aproximações, desafios e implicações teóricas no campo historiográfico”