História e integração regional: intelectuais, convênios e livros no Brasil e na Argentina nas primeiras décadas do século XX
DOI:
https://doi.org/10.15848/hh.v0i18.865Palavras-chave:
Escrita da História, Intelectual, IdentidadeResumo
O artigo analisa a reinterpretação da história desenvolvida no Brasil e na Argentina nas primeiras décadas do século XX, especialmente a partir da atuação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e da Junta de Historia y Numismática Americana. Objetivamos pensar os projetos de integração regional resultantes desses diálogos, suas características ideológicas, a reaproximação com as antigas metrópoles e o papel político-pragmático então assumido pela história. O trabalho relaciona os campos da história intelectual, da história das ideias políticas e da história da historiografia, embasando-se em ampla pesquisa realizada em arquivos brasileiros e argentinos, nos quais foram reunidos, entre outros materiais, documentos diplomáticos, correspondências e anais de congressos de história. Concluímos pela existência de uma revisão conjunta do olhar sobre o passado que possibilitava a ruptura com o isolamento historicamente presente nas relações entre o Brasil e os países vizinhos. Há aqui uma reconstrução identitária e a busca de alternativas pacíficas diante dos conflitos europeus.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de manuscrito para a revista garante aos seus autores a manutenção dos direitos autorais sobre o mesmo e autoria que a revista realize a primeira publicação do texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.