Enredar a loucura

a “dialética dos monstros” na história da arte de Aby Warburg

Autores

  • Naiara Damas Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v13i34.1683

Palavras-chave:

Aby Warburg, História da Arte, Autobiografia

Resumo

No ano de sua morte, em 1929, o historiador alemão Aby Warburg escreveu no diário de sua Biblioteca sobre a conexão que acreditava existir entre a sua vida pessoal e o seu projeto de pesquisa sobre a vida póstuma da Antiguidade. De acordo com ele, um “reflexo autobiográfico” teria feito com que sua condição como esquizofrênico se projetasse sobre o seu diagnóstico por imagens da “esquizofrenia do Ocidente”. Esse efeito especular permite ver a sua obra não apenas como um empreendimento intelectual, mas também como um espaço terapêutico fundado no entrelaçamento essencial entre sujeito e objeto. Ao transformar o seu drama psíquico num drama cultural coletivo, Warburg estabelece as condições para que a sua pesquisa acadêmica figure como um front na sua “luta contra os monstros”. Neste artigo, pretendo explorar esse reflexo autobiográfico a partir de três momentos de sua obra como psico-historiador: o ensaio sobre Lutero e imaginação astrológica; a conferência sobre o ritual da Serpente e a reflexão sobre os riscos do ofício do historiador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Aby Warburg e a ciência sem nome. In: AGAMBEN, Giorgio. A potência do pensamento: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

BING, Gertrude. A. M. Warburg. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, v. 28, p. 299-313, 1965.

BÖHME, Hartmut. Fetishism and Culture: A Different Theory of Modernity. Berlin and Boston: Walter de Gruyter, 2014.

BORDIGNON, Giulia. L’espressione antitetica in Aby Warburg. La polarità semantica dei gesti dalle Pathosformeln all’arte del Rinascimento. La Rivista di Engramma, n. 32, 2004.

BURCKHARDT, Jacob. Reflexões sobre a História. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1961.

CASSIRER, Ernst. In memoria di Aby Warburg. In: CIERI VIA, C.; MONTANI, P. Lo Sguardo di Giano. Aby Warburg fra tempo e memoria. Torino: Nino Aragno Editore, 2004.

CASSIRER, Ernst. Indivíduo e cosmo na filosofia do Renascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DIDI-HUBERMAN, George. A Imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DIDI-HUBERMAN, George. Images in Spite of All. Chicago: University of Chicago, 2008.

DIDI-HUBERMAN, George. Atlas ou o Gaio Saber Inquieto. O Olho Da História III. Belo Horizonte: UFMG, 2018.

DIERS, Michael. Warburg and the Warburgian Tradition of Cultural History. New German Critique, n. 65, p. 59-73, 1995.

FREEDBERG, David. Pathos a Oraibi: Ciò che Warburg non vide. In: VIA, Claudia C.; MONTANI, Pietro (eds.). Lo Sguardo di Giano. Aby Warburg fra tempo e memoria. Turin: Nino Aragno, 2004. p. 569-611.

GHELARDI, Maurizio. Aby Warburg et la “lutte pour le style”. Paris: L’Ecarquillé, 2016.

GHELARDI, Maurizio. De Arsenal a Laboratório: Fragmento de uma autobiografia. Figura: Studies on the Classical Tradition, v. 5, n. 1, 2017.

GHELARDI, Maurizio. Il biologo delle immagini. Intervista Silvia De Laude. L’Indice, v. 9, 2014.

GOMBRICH, Ernst. H. Aby Warburg: An Intellectual Biography. Chicago: University of Chicago Press, 1986.

GOMBRICH, Ernst. H. Zur Mnemosyne Introduzione al Geburtstagsatlas (1937). La Rivista di Engramma, n. 151, 2017.

JOHNSON, Christopher. Memory, Metaphor and Aby Warburg’s Atlas of Images. Ithaca: Cornell University Press, 2012.

KOERNER, Joseph L. Writing Rituals: The Case of Aby Warburg. Common Knowledge, v. 18, n. 1, p. 86-105, 2012.

LANG, Karen. Chaos and Cosmos: On the Image in Aesthetics and Art History. Ithaca: Cornell University Press, 2006.

MOLDER, Maria F. A escada, o raio e a serpente. In: MOLDER, Maria F. Cerimónias. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2017.

NEWMAN, Jane O. Luther’s Birthday: Aby Warburg, Albrecht Dürer, and Early Modern Media in the Age of Modern War. Daphnis, v. 37, n. 1–2, p. 79–110, 2008.

NICASTRO, Clio. L’esperienza dell’immagine: il Denkraum der Besonnenheit di Aby Warburg. Tese (Dottorato di Ricerca in Estetica e Teoria delle Arti). Università degli Studi di Palermo, 2014.

PAPAPETROS, Spyros. On the animation of the inorganic. Art, architecture and the extension of life. Chicago: University of Chicago Press, 2012.

PINOTTI, Andrea. Memorie del neutro. Morfologia dell’immagine in Aby Warburg, Mimesis, Milano, 2001.

PORT, Ulrich. Catarsi del dolore. Le Pathosformeln di Aby Warburg e i loro antecedenti concettuali nella retorica, nella poética e nella teoria della tragedia. Moderna: Semestrale di teoria e critica della letteratura, v. VI, n. 2, p. 39-67, 2004.

RAULFF, Ulrich. Epílogo. In: WARBURG, Aby. El Ritual de la Serpiente. México: Sextopiso, 2004.

RAULFF, Ulrich. “Nachleben”: a Warburgian concept and its origins. Colóquio Aby Warburg, 150: Work, Legacy, Promise (2016). Disponível em: https://youtu.be/u6Hgw8ooams. Acesso em: 26 Jul. 2020.

SAXL, Fritz. La visita di Warburg nel Nuovo Messico. Aut Aut, n.199/200, p. 10-16, 1984.

SAXL, Fritz. Discorso di commemorazione di A. Warburg (5/12/1929). Aut Aut, n. 321/322, p. 161-172, 2004.

STIMILLI, Davide. La tintura de Warburg. In: WARBURG, Aby; BINSWANGER, Ludwig. La curación infinita: historia clínica de Aby Warburg. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2007.

WARBURG, Aby. A arte italiana e a astrologia internacional no Palazzo Schifanoia, em Ferrara. In: WARBURG, Aby. A Renovação da Antiguidade pagã. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013. p. 453-506.

WARBURG, Aby.; BING, Gertrud. Diario romano. Madrid: Siruela, 2016.

WARBURG, Aby.; BINSWANGER, Ludwig. La curación infinita: historia clínica de Aby Warburg. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora, 2007a.

WARBURG, Aby. Burckhardt e Nietzsche. In: WARBURG, Aby. La Rinascita del paganesimo antico e altri scritti (1917–1929). Turin: Nino Aragno Editore, 2007b. p. 895-901.

WARBURG, Aby. De Arsenal a Laboratório. In: A WARBURG, Aby. presença do antigo: escritos inéditos. Campinas/São Paulo: UNICAMP; UNIFESP, 2018a. p. 37-52.

WARBURG, Aby. Discorso di festeggiamento per tre dottorati. In: WARBURG, Aby. La Rinascita del paganesimo antico e altri scritti (1917–1929). Turin: Nino Aragno Editore, 2007c. p. 903-910.

WARBURG, Aby. Fragments sur l’expression. Paris: l’Ecarquillé Lotta, 2015a.

WARBURG, Aby. Il metodo della scienza della cultura. Esercitazione finale. In: WARBURG, Aby. La Rinascita del paganesimo antico e altri scritti (1917–1929). Turin: Nino Aragno Editore, 2007d. p. 911-918.

WARBURG, Aby. Images from the region of the Pueblo Indians of North America. London: Cornell University Press, 1995.

WARBURG, Aby. Lettera a Ulrich von Wilamowitz-Moellendorff (1924). In: STMILLI, Davide (org). La dialettica dell’immagine. Aut Aut, 321/322, 2004. p. 21-24.

WARBURG, Aby. Memórias de Viagem à região dos índios pueblos na América do Norte. In: WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015b. p. 255-287.

WARBURG, Aby. Mnemosyne. O Atlas das Imagens. Introdução. In: WARBURG, Aby. A presença do antigo: escritos inéditos. Campinas/São Paulo: Ed. UNICAMP; Ed. UNIFESP, 2018b. p. 217-229.

WARBURG, Aby. Two extracts from a letter written by Aby Warburg to his wife from Kreuzlingen, 15 December 1923. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, v. 62, 1999.

WEDEPHOL, Claudia. Genesis without End: Warburg’s ‘großes Buch’. Colóquio Aby Warburg, 150: Work, Legacy, Promise (2016). Disponível em: https://youtu.be/i-4FW18rBh4. Acesso em 26 Jul. 2020.

WEIGEL, Sigrid. Aby Warburg’s Schlangenritual: Reading Culture and Reading Written Texts. New German Critique, n. 65, p. 135-153, 1995.

WIND, Edgar. O Conceito de Warburg de Kulturwissenchaft. In: WIND, Edgar. Eloquência dos Símbolos. São Paulo: EDUSP, 1997. p. 73-93.

ZUMBUSCH, Cornelia. Images of History: Walter Benjamin and Aby Warburg. In: EMDEN, Christian.; RIPPL, Gabriele. (ed). Image Scapes: Studies in Intermediality, v. 9, 2010. p. 117-144.

Downloads

Publicado

2020-12-11

Como Citar

DAMAS, N. Enredar a loucura: a “dialética dos monstros” na história da arte de Aby Warburg. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 13, n. 34, p. 41–75, 2020. DOI: 10.15848/hh.v13i34.1683. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/1683. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo