Álvaro Vieira Pinto e a tradição dialética
DOI:
https://doi.org/10.15848/hh.v17.2195Palavras-chave:
História intelectual., Historicidade., Materialismo histórico.Resumo
O objetivo deste artigo é localizar o pensamento de Álvaro Vieira Pinto no interior da tradição dialética a partir da análise de categorias centrais àquele campo de reflexão, quais sejam: autorreflexividade, primazia do objeto, historicidade, contradição, trabalho e totalidade. Com esse fim, foram considerados, sobretudo, os dois volumes de sua obra lançada em 1960, Consciência e realidade nacional, embora o artigo também mobilize o debate sobre dialética feito em Ciência e existência, de 1967. Para o diálogo, foram convocados autores como Hegel, Marx e Adorno. Apesar de compartilhar vários pressupostos teóricos com outros autores dialéticos, o pensamento de Vieira Pinto (também influenciado pela fenomenologia) percorre um caminho bastante original, emprestando novos sentidos a categorias como revolução e totalidade. Ao final, ainda que de maneira breve e sob inspiração da tradição crítica brasileira, argumenta-se que a dialética nos vale hoje por ser uma tradição que não abdica da perspectiva da transformação radical da realidade.
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