Narrar tudo aquilo que está abaixo do Céu

a ideia de tiān 天 (Céu) na estruturação da historiografia chinesa pré-Moderna

Autores

  • Otávio Luiz Vieira Pinto

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v17.2260

Palavras-chave:

China Antiga, Historiografia, Conceito de História

Resumo

Este artigo objetiva discutir o papel definidor do conceito de “Céu”, ou tiān 天, na estruturação de uma epistemologia historiográfica chinesa, especialmente durante o período aqui entendido como pré Moderno – ou seja, anterior às alterações políticas, sociais e culturais que marcaram o Qīng 清 Tardio e o início do período republicano. Essa análise parte das apreciações metodológicas de Nicola di Cosmo, Chenshan Tian e Huaiqi Wu, que apontam para a íntima relação entre teorias políticas gestadas ainda no período Zhōu 周 e a escrita da História, de forma que se pode argumentar pelo caráter relativamente pragmático do registro e interpretação do passado. Essa perspectiva será entendida em variada produção historiográfica chinesa, como o Shǐjì 史記 de Sīmǎ Qiān 司馬迁 e o Shˇıtōng 史通 de Liú Zhījī 刘知几. Conclui-se que a ideia de tiān atua como principal elemento de coesão entre passado e presente, garantindo assim a função política e intelectual da historiografia.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

PINTO, O. L. V. Narrar tudo aquilo que está abaixo do Céu: a ideia de tiān 天 (Céu) na estruturação da historiografia chinesa pré-Moderna. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 17, p. 1–21, 2024. DOI: 10.15848/hh.v17.2260. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/2260. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê ''Tradições, temporalidade e narrativa na historiografia chinesa''