Um lugar para a América Hispânica na historiografia norte-americana: a fundação do Hispanic American Historical Review e as políticas da história

Autores

  • Arthur Lima de Avila UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i17.786

Palavras-chave:

Historiografia norte-americana, América Hispânica, Hispanic American Historical Review

Resumo

O presente artigo trata da formação de um lugar específico para a veiculação da historiografia
norte-americana sobre a América Hispânica, a Hispanic-American Historical Review, na década de 1910 nos Estados Unidos. Tal processo, argumenta-se, consolidou a disciplinarização da área naquela conjuntura, assim como em algumas necessidades políticas maiores, como, por exemplo, a legitimação da crescente hegemonia estadunidense ao sul de suas fronteiras – o que a análise de artigos que tratavam da Doutrina Monroe e do suposto antiamericanismo das repúblicas hispano-americanas, veiculados pela revista em seus primeiros anos, procura explicitar. Nesse sentido, o texto busca inferir os modos pelos quais certas historiografias adquirem legitimidade não só a partir de imperativos disciplinares, mas também por conta de necessidades políticas mais amplas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

DE AVILA, A. L. Um lugar para a América Hispânica na historiografia norte-americana: a fundação do Hispanic American Historical Review e as políticas da história. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 8, n. 17, 2015. DOI: 10.15848/hh.v0i17.786. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/786. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo