Um lugar para a América Hispânica na historiografia norte-americana: a fundação do Hispanic American Historical Review e as políticas da história
DOI:
https://doi.org/10.15848/hh.v0i17.786Palavras-chave:
Historiografia norte-americana, América Hispânica, Hispanic American Historical ReviewResumo
O presente artigo trata da formação de um lugar específico para a veiculação da historiografia
norte-americana sobre a América Hispânica, a Hispanic-American Historical Review, na década de 1910 nos Estados Unidos. Tal processo, argumenta-se, consolidou a disciplinarização da área naquela conjuntura, assim como em algumas necessidades políticas maiores, como, por exemplo, a legitimação da crescente hegemonia estadunidense ao sul de suas fronteiras – o que a análise de artigos que tratavam da Doutrina Monroe e do suposto antiamericanismo das repúblicas hispano-americanas, veiculados pela revista em seus primeiros anos, procura explicitar. Nesse sentido, o texto busca inferir os modos pelos quais certas historiografias adquirem legitimidade não só a partir de imperativos disciplinares, mas também por conta de necessidades políticas mais amplas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Arthur Lima de Avila

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O envio de manuscrito para a revista garante aos seus autores a manutenção dos direitos autorais sobre o mesmo e autoriza que a revista realize a primeira publicação do texto. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











