Lógica histórica, sujeito e criação: temas de pesquisa na história do Brasil, século XIX e XX

Autores/as

  • Regina Horta Duarte Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i5.112

Palabras clave:

Conocimiento histórico, Historiografía, Tiempo histórico

Resumen

A partir do enfoque de uma trajetória individual de pesquisa e ensino da história do Brasil, argumenta-se a pertinência de uma reflexão teórica que abranja lógica, sujeito e criação históricos. A renovação do saber histórico nas últimas três décadas, através da exploração desses temas, reafirmou a história como um conhecimento transformador, útil à vida e relevante para os desafios contemporâneos.

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Biografía del autor/a

Regina Horta Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e República, atuando principalmente nos seguintes temas: história e natureza, história da biologia. É membro eleita da Diretoria da Sociedade Latino Americana Y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA), gestão 2006-2010. Foi membro da diretoria da Associação Nacional de Historia (gestão ago 2007-jul 2009, ANPUH nacional), atuou como editora responsável na Revista Brasileira de História. Entre março de 2008 e fevereiro de 2009, ocupou vaga de Professora Residente no Instituto de Estudos Avançados Transdiscipllinares da UFMG.

Publicado

2010-07-27

Cómo citar

DUARTE, R. H. Lógica histórica, sujeito e criação: temas de pesquisa na história do Brasil, século XIX e XX. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 3, n. 5, p. 115–133, 2010. DOI: 10.15848/hh.v0i5.112. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/112. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Artigo