Escritas insubmissas

indisciplinando a História com Hortense Spillers e Saidiya Hartman

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v14i36.1719

Palabras clave:

Histórias não convencionais, Cultura historiográfica, Compreensão histórica

Resumen

Este artigo demonstrará o potencial indisciplinar do que definiremos como escritas insubmissas da história. Isso será feito em dois momentos: inicialmente através da procura de Hortense Spillers por uma “nova gramática”, capaz de redefinir a forma estereotipada como os negros são pensados e escritos no presente; em seguida, terá como foco o conceito de “fabulação crítica”, proposto por Saidiya Hartman, que é tanto uma alternativa teórica para exceder ou negociar lacunas do arquivo da escravidão, quanto uma reflexão indisciplinar sobre o que faz o historiador. Antes, porém, explicaremos como essas escritas insubmissas da história fazem parte de uma tradição radical negra, que, desde o final do século XIX, tem se insurgido contra o disciplinamento epistêmico ocidental. Desafios teóricos, veremos, que semprem estiveram profundamente conectados com as demandas político-sociais dos protestos radicais contra a violência antinegra nos Estados Unidos. Ao término, a partir das considerações de Spillers e Hartman, este texto enseja pensar a indisciplina como um fim radical possível em um mundo antinegro. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Allan Kardec Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Allan K. Pereira é doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor substitudo do curso de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É membro do GT de Teoria e História da Historiografia da UFRGS. Pesquisa temas relacionados ao racismo antinegritude, Afro-Pessimismo e o Black Lives Matter. 

Citas

ALEXANDER, Elizabeth. “Can you be BLACK and look at this?”: Reading the Rodney King Video(s). Public Culture, New York, v. 7, n. 1, p. 77–94, 1994. Disponível em:

https://cutt.ly/6ffM7y7. Acesso em: 23 jul. 2020.

AZOULAY, Ariella. Potential History: Thinking through Violence. Critical Inquiry, Chicago, v. 39, n. 3, p. 548-574, 2003. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.1086/670045. Acesso em: 22 jun. 2020.

BILGE, Sirma. The fungibility of intersectionality: na Afropessimist Reading. Ethnic and Racial Studies, Surrey, v. 43, n. 13, p. 2298-2326, 2020. Disponível em:

https://cutt.ly/wff90K3. Acesso em: 20 ago. 2020.

BLASSINGAME, John. The Slave Community: Plantation Life in the Antebellum South. New York: Oxford UP, 1972.

BRITISH COUNCIL. O ensino de inglês na educação pública brasileira: elaborado com exclusividade para o British Council pelo Instituto de Pesquisas Plano CDE. São Paulo, SP: British Council Brasil, 2015. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/sites/default/files/final-publicacao_politicaspublicasingles-compressed.pdf. Acesso: 02 jun. 2021.

duCILLE, Ann. The Occult of True Black Womanhood: Critical Demeanor and Black Feminist Studies. Signs: Journal of Women in Culture and Society, Chicago, v. 19, n. 3, p. 591–629, 1994. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3174771.

Acesso em: 7 jul. 2020.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Tradução: José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

FERREIRA da SILVA, Denise; LEEB, Susanne; STAKEMEIER, Kerstion. Um fim para ‘este’ mundo: entrevista de Denise Ferreira da Silva na revista Texte Zur Knust. Revista DR, [s. l.], v. 5, 2020. Disponível em: https://cutt.ly/Nff0ER6. Acesso em: 15 ago. 2020.

FERREIRA da SILVA, Denise. Ninguém: direito, racialidade e violência. Meritum, Belo Horizonte, v. 9, n.1, p. 67-117, 2014.

FERREIRA da SILVA, Denise. Para uma Poética Negra Feminista: A questão da Negridade para o (fim do) mundo. In: FERREIRA da SILVA, Denise. A Divida Impagável. São Paulo: Oficina de Imaginação Política e Living Commons, 2019. p. 85-121.

FERREIRA da SILVA, Denise. Toward a Global Idea of Race, Minneapolis/London: University of Minnesota Press, 2007.

GILMORE, Ruth Wilson. Golgen Gulag: prison, surplus, crisis, and opposition in globalizing. Los Angeles: University of California Press, 2007.

GLISSANT, Édouard. Caribbean Discourse. Tradução de J. Michael Dash. Charlottesville: University Press of Virginia, 1992.

GLISSANT, Édouard. The Poetics of Relation. Tradução de Betsy Wing. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1997.

GORDON, Lewis. Decadencia disciplinaria: Pensamiento vivo em tiempos difíciles. Tradução de Marina Anatolievna Dekaldieva; Dana Keen-Morales. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.

HARTMAN, Saidiya; WILDERSON III, Frank B. The Position of Unthought.

Qui Parle, Durham, v. 3, n. 2, p. 183-201, 2003. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/20686156. Acesso em: 1 jul. 2020.

HARTMAN, Saidiya. Intimate History, Radical Narrative. Black Perspectives, 22, maio, 2020. Disponível em: https://www.aaihs.org/intimate-history-radical-narrative/.

Acesso em: 23 maio 2020.

HARTMAN, Saidiya. Lose Your Mother: A Journey Along the Atlantic Slave Route. New York: Farrar, Straus & Giroux, 2007.

HARTMAN, Saidiya. Scenes of Subjection: Terror, Slavery, and Self-Making in Nineteenth-Century America. Oxford: Oxford University Press, 1997.

HARTMAN, Saidiya. Under the Blacklight – Storytelling While Black and Female: Conjuring Beatiful Experiments. Youtube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xGS5aP5Vi7g. Acesso em: 03 ago. 2020.

HARTMAN, Saidiya. Venus in Two Acts. Small Axe, Durham, v. 12, n. 2, p. 1-14, 2008. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/241115. Acesso em: 25 jun. 2020.

HULL, Gloria; BELL-SCOTT, Patricia; SMITH, Barbara, eds. All the Women Are White, All the Blacks Are Men, But Some of Us Are Brave. New York: Feminist Press, 1982.

LORDE, Audre. Irmã Outsider: Ensaios e Conferências. Tradução: Sthepanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

LORDE, Audre. The Collected Poems of Audre Lorde. New York: W.W. Norton, 2000.

MACHARIA, Keguro. Frottage: Frictions of Intimacy across the Black Diaspora.

New York: NYU Press, 2019.

MALERBA, Jurandir. Os historiadores e seus públicos: desafios ao conhecimento histórico na era digital. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 37, n. 74, p. 135-154, 2017.

MARABLE, Manning. Black studies and the racial mountain. Souls, New York, v. 2, n. 3, p. 17-36, 2000. Disponível em: https://cutt.ly/CffBvgH. Acesso em: 14 jul. 2020.

MCKITTRICK, Katherine. Mathematics Black Life. The Black Scholar, San Francisco, v. 44, n. 2, p. 16-28, 2014. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/10.5816/blackscholar.44.2.0016. Acesso em: 15 jun 2020.

MELAMED, Jodi. Represent and Destroy: rationalizing violence in the new racial capitalismo. Minneapolis/London: University Minnesota Press, 2011.

MOMBAÇA, Jota. A Plantação Cognitiva. Arte e descolonização: MASP Afterall, São Paulo, v. 3, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://cutt.ly/2ff1NDx. Acesso em: 12 ago. 2020.

MORRISON, Toni. Toni Morrison Nobel Lecture. The Nobel Prize, 7, dez., 1993. Disponível em: https://www.nobelprize.org/prizes/literature/1993/morrison/lecture/. Acesso em: 17 jul. 2020.

MUHAMMAD, Khalil Gibran. The Condemnation of Blackness: Race, Crime, and the Making of Modern Urban America. Cambridge: Harvard University Press, 2010.

RANGEL. Marcelo de Mello. A urgência do giro ético-político: o giro ético político na teoria da história e na história da historiografia. Ponta de Lança, São Cristóvão, v. 13, p. 27-46, 2019.

RAWICK, George P. From Sundown to Sunup: the Making of the Black Community. Westport: Greenwood Pub., 1972.

RODRIGUEZ, Dylan. Forced Passages: imprisioned radical intellectuals and the U.S. prison regime. Minneapolis/London: University Minnesota Press, 2006.

SCHWARCZ, Lilian Moritz. Filme de Beyoncé erra ao glamorizar negritude com estampa de oncinha. Folha de São Paulo. 2 ago. 2020. Disponível em: https://cutt.ly/4ff0L7e. Acesso em: 3 ago. 2020.

SEXTON, Jared. Afro-Pessimism: The Unclear Word. Rhizomes: Cultural Studies in Emerging Knowledge, Bowling Green, n. 29, 2016. Disponível em: https://cutt.ly/1ffBhGo. Acesso em: 22 jul. 2020.

SNORTON, C. Riley. Black on Both Sides: A Racial History of Trans Identity. Minneapolis/London: University of Minnesota Press, 2017.

SPILLERS, Hortense J. Mama’s Baby, Papa’s Maybe: An American Grammar Book. Diacritics, Baltimore, v. 17, n. 2, p. 64-81, 1987. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/464747. Acesso em: 02 jul. 2020.

SPILLERS, Hortense; HARTMAN, Saidiya; GRIFFIN, Jasmine et al. “Whatcha Gonna Do?”: Revisiting Mama’s Baby, Papa’s Maybe: An American Grammar Book: A Conversation with Hortense Spillers, Saidiya Hartman, Farah Jasmine Griffin, Shelly Eversley, & Jennifer L. Morgan. Women’s Studies Quarterly, Baltimore, v. 35, n. 1/2, p. 299-309, 2007. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/27649677. Acesso em: 14 jun. 2020.

SPILLERS, Hortense. A Ideia de Cultura Negra. Revista Translatio, Porto Alegre, n. 13, p. 72-94, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/translatio/article/view/74345/42058 Acesso em: 28 jun. 2020.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

TURIN, R.; AVILA, A.; NICOLAZZI, F. F. (org.). A História (in)Disciplinada: Teoria, ensino e difusão de conhecimento histórico. 1. ed. Vitória: Milfontes, 2019.

WARREN, Calvin. Ontological Terror: Blackness, Nihilism, and Emancipation. Durhan: Duke University Press, 2018.

WEHELIYE, Alexander. Habeas Viscus: Racializing Assemblages, Biopolitics and Black Feminist Theories of the Human. Durham, North Carolina: Duke University Press, 2014.

WYNTER, Sylvia. “No Humans Involved”: An Open Letter to My Colleagues. Forum N.H.I. : Knowledge for the 21st Century: Knowledge on Trial, Stanford, v. 1, n. 1, p. 42-73, 1994.

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

PEREIRA, A. K. Escritas insubmissas: indisciplinando a História com Hortense Spillers e Saidiya Hartman. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 14, n. 36, p. 481–508, 2021. DOI: 10.15848/hh.v14i36.1719. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/1719. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê: História como (In)disciplina