Historiografia e poder: o valor da história, segundo o pensamento de Isidoro de Sevilha e de Valério do Bierzo (Hispania, século VII)
DOI:
https://doi.org/10.15848/hh.v0i5.178Palabras clave:
Historiografia, Isidoro de Sevilha, Valério do Bierzo.Resumen
A Antiguidade Tardia (séculos III/VIII) se apresenta como um período histórico marcado por diversas reformulações políticas, sociais, culturais e religiosas vinculadas com a tradição helenística greco-romana. Dentre as várias reformulações ocorridas destacamos aquela que faz referência à concepção e à ideia da própria História, visivelmente pautada na retórica helenística e que passa, no mundo tardo-antigo, ao ambiente do conhecimento gramatical. Tal mudança se deve tanto pelas inovações técnicas e materiais características a partir do século III como também pela nova forma de vincular os acontecimentos históricos à vontade celeste. Tal inovação, típica da Antiguidade Tardia, será adotada pelos pensadores cristãos a partir do século IV, tendo como resultado mais evidente a ideia da intervenção divina no desenvolvimento da própria História. Voltando nossa abordagem a dois pensadores do reino hispano-visigodo de Toledo no século VII, Isidoro de Sevilha e Valério do Bierzo, buscaremos analisar as respectivas ideias que ambos apresentavam sobre a História, além de observarmos que seus escritos podem ser caracterizados como obras historiográficas direcionadas ao fortalecimento do poder por parte dos grupos nobiliárquicos hispanovisigodos e, também, tardo-antigos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Renan Frighetto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores son los poseedores de los derechos de autor de los manuscritos enviados. Se autoriza a la revista História da Historiografia: International Journal for Theory and History of Historiography la realización de la publicación del referido texto. Los datos, conceptos y opiniones presentados en los trabajos, así como la exactitud de las referencias documentales y bibliográficas, son de entera responsabilidad de los autores.

Este trabajo está licenciado con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.











