A lição da pedra: usos do passado e cultura material

Autores/as

  • Francisco Régis Lopes Ramos Universidade Federal do Ceará
  • Aline Montenegro Magalhães Museu Histórico Nacional

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i13.679

Palabras clave:

Escritura de la Historia, Narrativas, Cultura material

Resumen

Ao propor certas divisões entre o passado e o presente, a escrita da história na modernidade também articula várias maneiras de fazer conexões entre o real e o que não é real. Uma possível abordagem historiográfica é exatamente o estudo sobre a forma como essas conexões são constituídas e legitimadas. Portanto, este artigo é uma abordagem historiográfica sobre os usos do passado na cultura histórica vivida por Gustavo Barroso, a partir das proposições teóricas e metodológicas de Manoel Luiz Salgado Guimarães. Relacionando a escrita de Barroso com a produção de outros intelectuais, percebe-se o importante papel da cultura material para a construção de certas formas de dar sentido ao passado, através das transformações de marcas e traços em vestígios da passagem do tempo.

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Biografía del autor/a

Francisco Régis Lopes Ramos, Universidade Federal do Ceará

Doutor em História. Professor Adjunto da UFC

Aline Montenegro Magalhães, Museu Histórico Nacional

Doutora em História. Pesquisadora no Museu Histórico Nacional

Publicado

2013-09-16

Cómo citar

RAMOS, F. R. L.; MAGALHÃES, A. M. A lição da pedra: usos do passado e cultura material. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 6, n. 13, p. 96–113, 2013. DOI: 10.15848/hh.v0i13.679. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/679. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossier "La historia en cuestión: diálogos con la obra de Manoel Luiz Salgado Guimarães