Francisco Iglésias e o curso de geografia e história da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais (década de 1940)

Autores

  • Alessandra Soares Santos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i11.521

Palavras-chave:

Conhecimento histórico, Ensino de história, Francisco Iglésias

Resumo

O artigo busca reaver uma parte da dinâmica histórica que levou à disciplinarização do conhecimento histórico como uma ciência social no interior das instituições de ensino superior através do estudo dos anos de formação do historiador Francisco Iglésias no curso de geografia e história da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais (FAFI) entre 1942 e 1945. Para além da análise dos textos normativos que regularam a organização curricular e didática do curso, verificamos algumas das práticas utilizadas nas salas de aula frequentadas por Francisco Iglésias percebendo a faculdade em seu funcionamento interno. Concluímos que a concepção de história que orientou a elaboração das sistematizações do ensino nesta instituição valorizou a dimensão cultural dos acontecimentos em detrimento do projeto de história nacional afeito à exaltação de grandes nomes e datas, supostamente imposto pelas diretrizes da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi).

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Biografia do Autor

Alessandra Soares Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Historia

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Publicado

2013-03-04

Como Citar

SANTOS, A. S. Francisco Iglésias e o curso de geografia e história da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais (década de 1940). História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 6, n. 11, p. 104–121, 2013. DOI: 10.15848/hh.v0i11.521. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/521. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Os cursos de história: lugares, práticas e produções"