Performances do passado

drama social e conceito de história nos últimos anos de Alfonso X de Castela (1272-1284)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v13i33.1543

Palavras-chave:

História dos Conceitos, Estudos de Performance, Historiografia Medieval

Resumo

Este artigo interpreta o conceito de história em Alfonso X de Castela (séc. XIII) desde o ponto de vista das expectativas relativas às apresentações de suas estorias nas cortes. Para tanto, aproxima a Estoria de España e a General Estoria da prática trovadoresca e do universo conceitual jurídico que a regulamenta na Segunda Partida. No nível teórico, a análise mobiliza um diálogo entre a história dos conceitos e os estudos de performance. O debate converge com respeito à centralidade das práticas corporais para a agência dos conceitos na vida material, o que indica: 1) a emergência politicamente orientada do presente no passado, via paralelos, e do passado no presente, via performance; e 2) a tensão entre história e poesia na composição de um discurso que se quer verdadeiro. Por fim, defende-se a importância da mobilização dos múltiplos sentidos do conceito de retraer para a compreensão da conexão entre a crise do reinado e a modificação semântica do conceito de história alfonsino.

 

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Biografia do Autor

Rodrigo Bragio Bonaldo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em história (UFRGS)

Professor de Teoria da História (UFSC) 

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

BONALDO, R. B. Performances do passado: drama social e conceito de história nos últimos anos de Alfonso X de Castela (1272-1284). História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 13, n. 33, p. 57–93, 2020. DOI: 10.15848/hh.v13i33.1543. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/1543. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História da Historiografia Medieval: Novas Abordagens