Onde está o ensino nas disciplinas de Teoria da História ensinadas no Brasil?

Reflexões sobre a formação docente dos professores de História

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v14i36.1659

Palabras clave:

Teoria da História, Ensino de História, Formação docente

Resumen

Este artigo analisa as temáticas estudadas nas disciplinas de Teoria da História, ensinadas nos cursos de licenciatura em História das universidades federais do Brasil, para entender se o ensino de História se insere ou não entre as reflexões presentes nas disciplinas. Para tanto, utilizo as ementas de 49 componentes curriculares como opção metodológica para analisar o lugar ocupado pelo ensino de História como tema de interesse no debate promovido pelas disciplinas de Teoria da História e, dessa forma, entender quais temáticas são priorizadas e abordadas. As pesquisas sinalizam que as reflexões sobre Teoria da História nos cursos de licenciaturas têm ignorado o debate sobre o ensino de sua própria área.

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Biografía del autor/a

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Erinaldo Cavalcanti é doutor em História pela UFPE. Professor do Programa de Pós-graduação em História e da faculdade de História da Unifesspa. Autor de vários livros e artigos acadêmicos publicados em revistas especializadas. Atua principalmente nos temas: Teoria da História, ensino de história, livro didático e formação docente. Coordenador do grupo de pesquisa e laboratório Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo).

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

CAVALCANTI, E. V. Onde está o ensino nas disciplinas de Teoria da História ensinadas no Brasil? Reflexões sobre a formação docente dos professores de História. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 14, n. 36, p. 133–166, 2021. DOI: 10.15848/hh.v14i36.1659. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/1659. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê: História como (In)disciplina