Nome próprio e descrição do social: poética da nomeação em Balzac

Autores/as

  • Raquel Campos Doutora em História Social - UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i16.828

Palabras clave:

Realismo, Siglo XIX, Onomástica

Resumen

Uma figura sintetiza a dimensão do projeto literário balzaquiano: “fazer concorrência ao registro civil”. Ela expressa a medida da inédita ambição realista de que Balzac dotou o gênero do romance, ao conferir-lhe o poder de descrever o social. Ela também indica o lugar central que o nome próprio tomou em A comédia humana como história da França no século XIX. O objetivo deste artigo é analisar a poética da nomeação em Balzac, examinando as funções do nome próprio em sua obra e o modo como ele nomeou suas personagens. Minha hipótese é a de que o romancista constitui um capítulo fundamental da história da onomástica literária: com ele, o nome próprio tornou-se uma questão capital do romance e a motivação impôs-se como um verdadeiro topos literário.

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Publicado

2014-12-31

Cómo citar

CAMPOS, R. Nome próprio e descrição do social: poética da nomeação em Balzac. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 7, n. 16, p. 55–74, 2014. DOI: 10.15848/hh.v0i16.828. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/828. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Dossier “Historicidad y literatura”