A oficina do fragmento Método e processo historiográfico em Walter Benjamin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v13i32.1570

Palavras-chave:

Metodologia da história, Escrita da História, Walter Benjamin

Resumo

Este artigo propõe uma excursão pela obra de Walter Benjamin na perspectiva do fragmentarismo construtivo que a caracteriza. Procura-se capturar os princípios metodológicos e epistemológicos que subjazem à prática historiográfica em Benjamin, no que ela contém de radicalmente experimental, articulando-os quer com a sua condição de existência como investigador-arquivista ou “escritor operante”, quer com o seu fatídico destino pessoal. Examina-se um método focado no particular, na descontinuidade e na concretude dos teores coisais; a criação de um saber histórico monadológico, reticular e constelacional, que arranca imagens do passado à sequência contínua da história universal; o confronto do artesanato benjaminiano com as exigências teóricas do materialismo dialéctico perfilhado pelos seus amigos e contemporâneos; a montagem de um inesgotável dispositivo intertextual e, por fim, a defesa da figura do autor-produtor, arauto de um tempo por vir onde o texto se tornaria um “bem comum”.

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Biografia do Autor

Jorge Ramos do Ó, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Jorge Ramos do Ó. É doutor em História da Educação pela Universidade de Lisboa e mestre em História Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa. É Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Tomás Vallera, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Tomás Vallera, doutor em História da Educação pela Universidade de Lisboa.

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Publicado

2020-04-28

Como Citar

RAMOS DO Ó, J.; VALLERA, T. A oficina do fragmento Método e processo historiográfico em Walter Benjamin. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 13, n. 32, p. 331–366, 2020. DOI: 10.15848/hh.v13i32.1570. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/1570. Acesso em: 17 dez. 2024.

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Seção

Artigo