As relações entre o judaísmo e o cristianismo no Império Romano: uma nova interpretação a partir do paradigma culturalista

Autores

  • Gilvan Ventura da Silva

DOI:

https://doi.org/10.15848/hh.v0i5.175

Palavras-chave:

Império romano, Judaísmo, Cristianismo

Resumo

Nos últimos anos, os pesquisadores vêm dispensando uma atenção cada vez maior aos processos de encontro, contato e intercâmbio cultural, de maneira que, em termos da pesquisa universitária, a assim denominada “virada culturalista” tem se afirmado como um paradigma vigoroso, estimulando a criação de linhas de investigação bastante inovadoras ou mesmo a retomada de objetos já consagrados sob uma nova perspectiva. Tendo em vista essas considerações pretendemos, neste artigo, discutir a maneira pela qual os autores contemporâneos têm reinterpretado a dinâmica religiosa no Império Romano, com destaque para a aplicação do modelo da Wave theory ao estudo das relações entre o judaísmo e ocristianismo no Mundo Antigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-09-13

Como Citar

DA SILVA, G. V. As relações entre o judaísmo e o cristianismo no Império Romano: uma nova interpretação a partir do paradigma culturalista. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 3, n. 5, p. 58–70, 2010. DOI: 10.15848/hh.v0i5.175. Disponível em: https://revistahh.emnuvens.com.br/revista/article/view/175. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "A história da historiografia e os estudos clássicos"